Copa do Mundo 2018: Dicas para acompanhar os jogos na web com segurança

Por: 18 de junho de 2018Blog, Internet

Você não precisa de um televisor ou de um celular com TV digital para assistir aos jogos da Copa do Mundo de 2018. Na web, há diversos serviços de streaming disponíveis, inclusive gratuitas, para acompanhar as partidas do mundial, além de vários sites que fazem a transmissão em tempo real. Mas eventos do tipo aliados a essa variedade de opções também trazem seus riscos: nas Olimpíadas de 2016, por exemplo, a distribuição de malwares cresceu 38% e os ciberataques aumentaram 196%, segundo análise da Arcon Labs, equipe de inteligência da NEC.

Por isso é importante ficar atento para não cair em armadilhas. Listamos a seguir cinco dicas para você acompanhar os jogos da Copa na web com segurança. Confira:

1. Assista aos jogos nos sites oficiais das emissoras que transmitem a Copa. Ok, é verdade: há muitos sites de streaming piratas por aí, e acessá-los pode ser até mais cômodo. Mas isso não muda o fato de que essas páginas pouco se importam com a segurança de quem assiste. Banners que direcionam para páginas maliciosas, pop-ups invasivos e ofertas não muito confiáveis não são incomuns, como lembrou Rory O’Connor, vice-presidente sênior de segurança cibernética da Irdeto, uma empresa que combate esse tipo de site.

Se você não conhece as soluções de streaming oficiais, nós falamos delas aqui. A lista tem a opção gratuita, o Globoplay, e outras pagas, como a Fox Play e a Globosat Play.

2. Desconfie também dos sites que parecem legítimos. Te mandaram o link para o streaming do jogo no site de uma das emissoras? Antes de seguir em frente e clicar, confira se o endereço é o correto, e não uma versão levemente editada, com um zero no lugar da letra “o” ou coisa parecida. A dica vem da Soluti, empresa especializada em certificação digital.

Caso você tenha recebido uma URL encurtada, peça a completa – ou procure no Google mesmo, para ter certeza de que você está indo ao lugar certo. É bom ficar esperto mesmo se o endereço tiver HTTPS, indicado pelo cadeado verde na barra de endereço. Costuma ser sinal de segurança, mas não é tão difícil arrumar um certificado falso para isso hoje em dia. Por isso, também é bom clicar no icone e checar quem emitiu a aprovação.

Sobre Lucas vieira

Deixe uma resposta