O que é SSID? Conheça recurso do roteador

Por: 31 de outubro de 2018Sem categoria

Entenda o que é o nome SSID da sua rede Wi-Fi, cuidados na configuração, opções de segurança e como corrigir possíveis problemas.

SSID é uma sigla que significa “service set identifier”. Basicamente, esse é o “nome” da sua rede Wi-Fi, aquele que aparece quando você visualiza redes sem fio disponíveis na sua área. Embora o conceito seja simples, o SSID pode virar uma arma interessante para garantir maior segurança à sua rede. Por outro lado, esse pode ser um problema, caso você não tenha cuidado na hora de escolher o nome que deseja usar para o Wi-Fi da sua casa ou escritório.

Como funciona?

Dependendo das configurações, o roteador irá transmitir o nome da rede para quem quiser tentar negociar uma conexão. Do outro lado, o seu dispositivo busca por SSIDs disponíveis e lista aquelas redes que são encontradas entre as opções para conectar.

Se a rede for do tipo aberta, como é comum em espaços públicos, é possível que não seja necessário usar uma senha para estabelecer conexão. Nesse caso, basta apenas conhecer o SSID do Wi-Fi. Redes mais seguras, em escritórios e casas, por exemplo, provavelmente têm algum tipo de criptografia, exigindo a senha de acesso, além do SSID.

Fonte: techtudo

Sobre Lucas vieira