Perigo! Ataque invade roteador de wi-fi e rouba dado bancário de brasileiro

Por: 17 de dezembro de 2018Sem categoria

Perigo! Ataque invade roteador de wi-fi

Pesquisadores identificaram uma nova ameaça cibernética usada para infectar roteadores de wi-fi e roubar dados bancários e informações valiosas de brasileiros. O ataque é silencioso, mas os usuários podem tomar precauções para evitá-lo. O ataque, identificado e apelidado de “Novidade” pela Trend Micro, começa de diferentes formas: quando alguém clica em um anúncio publicitário malicioso ou em uma mensagem instantânea suspeita….

Imagem: Getty Images/iStockphoto

Os cibercriminosos usam conteúdos chamativos para atrair a atenção das pessoas. Uma dessas mensagens levava o internauta incauto a um site que simulava uma pesquisa de intenção de votos para a corrida presidencial do Brasil, vencida por Jair Bolsonaro (PSL). Enquanto o internauta preenchia o formulário, o Malware já estava em ação. Isso ocorria porque ao clicar no link, a vítima, sem saber, já havia ativada a ameaça, que passa atacar o endereço de IP associado ao acesso de internet em busca de alguma brecha….

Depois disso, o Malware tenta assumir o controle do roteador. Para isso, tenta acessá-lo usando login e senha padronizados. Ele atinge em cheio usuários que nunca mudaram essas credenciais de acesso.

Uma que o roteador tenha sido dominado pelo Malware, ele passa a enganar os aparelhos que usem o equipamento sem fio para entrar na internet. A partir daí, quando alguém usar um Smartphone ou computador para acessar a internet, verá páginas alteradas pelos invasores. Isso ocorrerá porque o Novidade vai falsificar a solicitação entre sites (CSRF) para bagunçar as configurações do Sistema de Nomes de Domínio (DNS).

 

Fonte: Tecnologia Segurança – UOL NOTICIAS 

 

Sobre Lucas vieira