Prepare o bolso: Anatel aprova reajuste dos planos básicos de telefonia fixa

Por: 24 de novembro de 2017Blog, Internet

Depois de anunciar que as reclamações registradas no mês de setembro de 2017 continuam em queda, a Agência Nacional das Telecomunicações (Anatel) aprovou o reajuste tarifário dos planos básicos de telefonia fixa. Os planos que tiveram reajustes incluem a assinatura mensal com minutos para ligações locais e nacionais.

O reajuste foi decidido na sexta-feira passada (03/11), mas a mudança só será publicada hoje (07/11) no Diário Oficial da União. Das cinco concessionárias, quatro terão redução da tarifa e a única que foge a regra é a Telefônica/Vivo que terá um aumento de 0.76%.

Segundo a agência, a tarifa de telefonia fixa é reajustada pelo Índice de Serviços de Telecomunicações (IST). No cálculo do reajuste os ganhos de produtividade das empresas são divididos com o consumidor por um redutor tarifário, denominado Fator X.

De acordo com análise do conselheiro da Anatel, relator do processo de reajuste, Leonardo de Morais, de outubro de 2016 a setembro de 2017 as tarifas da telefonia fixa caíram 3.96% enquanto o Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) registrou aumento de 6.12%.

A Anatel ainda explica que as empresas terão que divulgar os novos valores em jornais de grande circulação e em seus portais dois dias antes da aplicação.

Sobre Sérgio Guimarães